O objetivo do blog é ajudá-lo a (re)aprender e a ganhar confiança a falar Francês.

Vou mostrar como conseguir falar sem receios.

Refleti um pouco sobre quais os motivos que levariam os meus leitores a seguir-me neste blog… Bem, vou tentar adivinhar.

Precisa de aprender francês por questões profissionais, familiares ou de lazer, certo? Mas não se sente capaz de manter uma conversação por falta de prática.

Quando saiu da escola, mal sabia falar francês. A má experiência do método de ensino e as notas pouco satisfatórias deram origem a uma falta de confiança para falar francês.

Resultado: agora, a motivação não é muita.

Isto é normal.

Nem sempre é fácil iniciar ou retomar a aprendizagem de uma língua após anos sem estudar. Parece ser uma meta demasiado difícil de alcançar.

Mas tenho uma boa notícia para si. É perfeitamente possível conseguir falar francês, com os bons métodos.

Olá, chamo-me Francisco Hamard.

Vou mostrar-lhe como é possível aprender francês e falar à vontade, sem bloqueios.

Vou contar um pouco da minha história (mas prometo ser breve).

A aprendizagem das línguas, na escola, nunca foi o meu forte.

Como o nome do blog indica, sou bilingue (português e francês) mas a minha aprendizagem de outras línguas (como o inglês) não me trouxe grandes recordações. As poucas vezes que se treinava a oralidade, tinha receio de participar. Tinha medo de errar e ser alvo de críticas por parte de professor e colegas.

Infelizmente, o método de ensino na escola nem sempre é adaptado ao desenvolvimento da oralidade. É frequente dar-se muito mais importância à escrita. Existe pouco espaço para a experimentação. Cada erro é alvo de sanção e serve como prova de uma suposta falta de trabalho.

Ou seja, a minha aprendizagem de línguas estrangeiras não me motivou muito para continuar a desenvolver a prática das mesmas.

Durante muitos anos, estagnei nas minhas duas línguas nativas (português e francês).

E no seu caso? Talvez tenhas sido um aluno assíduo e trabalhador. Ou talvez não.

Seguindo esta ordem de ideias, um pouco absurda, seria preferível esperar pelo domínio total da língua antes de falar.

Felizmente, a aprendizagem de uma língua não funciona assim. é preciso treinar, treinar, errar e errar muitas vezes para aprender a falar corretamente.

O erro é necessário para melhorar cada vez mais.

Neste blog, não há notas ou avaliações, não há críticas ou juízos. Aqui vou mostrar-lhe como pode progredir na língua francesa de forma descontraída e tendo prazer em aprender.

Seja bem-vindo ao blog francesbilingue.com

Pin It on Pinterest